Digitar algumas palavras na caixa de busca dos sites ou em uma das barrinhas que complementam seu navegador é tarefa fácil, mas você sabe usar os recursos mais avançados do buscador? Estão todos lá na página de “Busca Avançada”, mas também podem ser acionados a partir do campo de busca, desde que se conheça os comandos necessários. Vamos a eles...
Operadores lógicos
O pessoal da antiga já conhece os comandos ditos “booleanos”, por derivarem do sistema lógico-algébrico criado pelo matemático inglês George Boole. O “AND” (e) é dispensável no Google, que busca automaticamente por páginas que contenham todas as palavras digitadas no campo correspondente (com algumas exceções). Ferramentas mais antigas exigiam que se escrevesse “Fotografia AND Digital”, por exemplo.
O operador “OR” (ou), porém, deve ser incluído para buscar uma palavra ou outra, como em “câmera OR máquina fotográfica”. Para contornar as exceções mencionadas acima (geralmente palavras muito comuns ou caracteres isolados, ignorados na busca para torná-la mais rápida), também pode-se usar o sinal “+”. Buscar por “letra A” ou “letra +A” gera resultados bem diferentes... experimente.
O oposto também pode ser bem útil: com o sinal “-”, conseguimos evitar resultados que não nos interessam por conter uma palavra aplicada em um contexto diferente. Procurar por “lula -presidente” é uma forma de encontrar mais páginas sobre as lulas de dez tentáculos do que sobre o Lula de nove dedos. Em tempo: para os buscadores, “Lula”, “LULA” e “lula” é tudo a mesma coisa.
Por fim, vale mencionar o uso das aspas... as que usamos até aqui são apenas para identificar os exemplos e não devem ser digitadas no campo de busca. Mas se você quiser procurar por uma frase completa, e não pelas palavras espalhadas por uma página, basta colocar a expressão entre aspas. “José da Silva” encontra apenas referências ao nome completo, enquanto José da Silva localizará páginas em que sejam citados o José das Couves e o João da Silva.
Links, domínios e afins
A próxima leva de comandos avançados dos buscadores reúne referências específicas da Internet . O termo “site:”, por exemplo, restringe os resultados da busca às páginas de um determinado domínio – que pode inclusive ser o de primeiro nível de um país. Assim, “celular site:wnews.com.br” traz resultados da busca por “celular” apenas do site em que estamos, enquanto “celular site:br” retorna só endereços com o sufixo do Brasil .
É importante não confundir o comando acima com o “inurl:”, que busca os termos em questão apenas no endereço dos sites. “inurl:news”, por exemplo, mostra páginas que tenham a palavra “news” em algum lugar de seu endereço, como “wnews.com.br” ou “oi.com.br/news”). Se for mais de uma palavra, pode-se usar a variante “allinurl:”, para obrigar os resultados a conter todas elas.
Uma dupla semelhante são os comandos “intitle:” e “allintitle:”, sendo que estes procuram ocorrências da palavra (e das palavras, respectivamente), apenas no título das páginas – aquele que aparece na barra do alto da janela do navegador (definida pela tag
Em tempo: tanto os comandos inurl/allinurl quanto os intitle/allintitle exigem o uso do sinal de dois pontos, “:”, sem espaço depois. No caso das versões sem o “all”, podemos repetir várias vezes o comando e combiná-lo com buscas comuns (de palavras em qualquer lugar da página), como em “inurl:news inurl:world brazil”.
Outro comando muito interessante é o “link:”, que retorna apenas as páginas que contenham links para determinado site e é superútil para se medir a popularidade de um site e saber de ondem vêm suas visitas. O exemplo “link:www.wnews.com.br” procura as páginas com links para o WNews – repare que neste caso é importante colocar o “www” antes da URL (e logo depois dos dois pontos).
Por fim, se você quiser encontrar páginas semelhantes a uma outra qualquer, o comando é o “related:”. Já se o objetivo for saber mais informações sobre a página ou acessar diretamente as páginas que linkam pra ela, são semelhantes ou contêm aquele termo, o caminho é o “info:”. Experimente procurar por “info:www.wnews.com.br”, por exemplo.